Questões Português Interpretação de Texto

No desenvolvimento atual da inteligência artificial, o autor pondera que ela

Responda: No desenvolvimento atual da inteligência artificial, o autor pondera que ela


Q862209 | Português, Interpretação de Texto, Agente de Polícia Penal, TRF 3a, VUNESP, 2023

Texto associado.

Inteligência artificial: a era do “deus” máquina

     No teatro grego antigo, quando não havia solução para um impasse, um ator interpretando uma divindade descia ao palco pendurado num guindaste, resolvia o problema e, assim, acabava a peça. Era o Deus ex-machina – o deus surgido da máquina. Com o avanço sem precedentes da inteligência artificial (IA), é justo pensar que, no mundo contemporâneo, a máquina é a própria deidade.

      Para ela, nada parece impossível. Da confecção de discursos em segundos à criação de obras de arte; da identificação de medicamentos promissores ao diagnóstico preciso de doenças, tudo é resolvido pelo “deus algoritmo”. E, ao observar sua invenção “surgindo do guindaste”, o homem pode se perguntar qual lugar ocupará neste enredo. Segundo especialistas, porém, o perigo não está na criatura e, sim, no uso que o criador faz dela.

       A inteligência artificial faz parte da rotina, ainda que não se perceba. O GPS que indica o percurso, a atendente virtual, o internet banking são exemplos de seu uso no dia a dia. Só que, até agora, ninguém temia os mecanismos de busca dos navegadores, os sistemas de reconhecimento facial dos condomínios ou a sugestão de filmes apresentadas pelos aplicativos de streaming.

    Então, as máquinas começaram a gerar imagens perfeitas de pessoas inexistentes, escrever reportagens com acurácia, resolver enigmas matemáticos em frações de segundos, dirigir e voar sozinhas, elaborar defesas jurídicas e até “ler” pensamentos em experimentos científicos. A ponto de, em um editorial da revista Science, um grupo de cientistas pedir a moratória de pesquisas até alguma regulamentação ética da IA.

       A discussão sobre riscos e avanços da IA ultrapassa o campo da ciência da computação; é também filosófica. Já na Grécia Antiga, filósofos questionavam a essência da inteligência e se ela era um atributo somente humano.

      Hoje, esse é um dos centros da discussão sobre IA: sistemas programados e alimentados por seres humanos poderão ultrapassar em astúcia seus criadores? Não, garante um dos maiores especialistas no tema, o cientista da computação francês Jean-Gabriel Ganascia, da Universidade de Sorbonne que, já em 1980, obteve mestrado em inteligência artificial em Paris.

(Paloma Oliveto, Inteligência artificial: a era do ‘deus’ máquina. https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude. Adaptado)

No desenvolvimento atual da inteligência artificial, o autor pondera que ela

Usuário
Por JULYANE SOLANO em 04/12/2023 11:36:34
Art. 34. Constitui infração disciplinar:
I - exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos, proibidos ou impedidos;
Usuário
Por ANDERSON LIVINO SANTOS SILVEIRA em 08/01/2025 14:01:50
EAOAB Art. 34 . Constitui sanção disciplinar:
XV - fazer, em nome do constituinte, sem autorização escrita deste, imputação a terceiro de fato definido como crime;

Esta conduta é cabível com pena de censura.
David Castilho
Por David Castilho em 08/01/2025 20:17:08🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A situação descrita no enunciado caracteriza a infração disciplinar prevista no artigo 34, inciso VII, do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94).

Nesse caso, o advogado Rubem agiu de forma inadequada ao fazer, em nome do seu cliente, a imputação a terceiro de fato definido como crime, sem autorização escrita deste. Essa conduta fere as normas éticas e disciplinares que regem a atuação dos advogados, colocando-o em situação de infração.

Portanto, a alternativa correta que descreve a infração disciplinar cometida por Rubem é a letra d) fazer, em nome do constituinte, sem autorização escrita deste, imputação a terceiro de fato definido como crime.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 11/05/2024 20:25:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa B
No desenvolvimento atual da inteligência artificial, o autor cita os feitos dessa tecnologia: criar imagens de pessoas que não existem, escrever reportagens, resolver problemas matemáticos em segundos, elaborar defesas jurídicas e “ler” pensamentos em experimentos científicos. Tudo isso fez um grupo de cientistas pedir moratória de pesquisas e regulamentações sobre a inteligência artificial.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.