
Por Sumaia Santana em 31/05/2024 16:44:21🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
A questão exige conhecimento sobre as Cinco Forças de Porter. Este modelo de análise de competitividade foi desenvolvido por Michael Porter e, publicado em 1979, na Harvard Business Review, no artigo “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”. Essas cinco forças são:
1) rivalidade entre concorrentes;
2) poder de barganha dos fornecedores;
3) poder de barganha dos compradores;
4) ameaça de novos entrantes;
5) ameaça de produtos ou serviços.
O enunciado fala sobre o poder de barganha dos fornecedores. Ele é mais forte nas seguintes situações:
- há poucos fornecedores e vendem para muitos;
- não há substitutos;
- quando a mercadoria é vital para os compradores;
- quando a mercadoria é diferenciada e se o comprador tem que gastar muito mais se quiser mudar.
Para clarear o conceito de poder de barganha dos fornecedores, pense na relação entre eles e um mercadinho de bairro e uma rede de supermercados. Com o primeiro, o fornecedor pode barganhar mais, porque o mercadinho depende dele. Com a segunda, o fornecedor perde um pouco desse poder, porque a rede de supermercados pode procurar outro.
A questão exige conhecimento sobre as Cinco Forças de Porter. Este modelo de análise de competitividade foi desenvolvido por Michael Porter e, publicado em 1979, na Harvard Business Review, no artigo “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”. Essas cinco forças são:
1) rivalidade entre concorrentes;
2) poder de barganha dos fornecedores;
3) poder de barganha dos compradores;
4) ameaça de novos entrantes;
5) ameaça de produtos ou serviços.
O enunciado fala sobre o poder de barganha dos fornecedores. Ele é mais forte nas seguintes situações:
- há poucos fornecedores e vendem para muitos;
- não há substitutos;
- quando a mercadoria é vital para os compradores;
- quando a mercadoria é diferenciada e se o comprador tem que gastar muito mais se quiser mudar.
Para clarear o conceito de poder de barganha dos fornecedores, pense na relação entre eles e um mercadinho de bairro e uma rede de supermercados. Com o primeiro, o fornecedor pode barganhar mais, porque o mercadinho depende dele. Com a segunda, o fornecedor perde um pouco desse poder, porque a rede de supermercados pode procurar outro.