Questões Português Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de ...

Responda: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriorment...


Q877461 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o novo acordo ortográfico.

( ) As letras k, w e y, que haviam desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, deverão continuar proibidas.
( ) Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
( ) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Como era: idéia, jóia. Como fica: ideia, joia.
( ) Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Como era: enjôo, lêem. Como fica: enjoo, leem.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
David Castilho
Por David Castilho em 20/12/2024 20:52:14🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, vamos analisar cada afirmação em relação ao novo acordo ortográfico:

1) As letras k, w e y, que haviam desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, deverão continuar proibidas.
- **Verdadeiro (V)**: De fato, as letras k, w e y foram reintegradas ao nosso alfabeto com o Acordo Ortográfico de 1990, porém, seu uso é restrito a casos específicos, como em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras de origem estrangeira, entre outros.

2) Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
- **Falso (F)**: Com o novo acordo ortográfico, o trema foi extinto da língua portuguesa, não sendo mais utilizado em palavras como "linguiça", "aguentar", entre outras.

3) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Como era: idéia, jóia. Como fica: ideia, joia.
- **Verdadeiro (V)**: Com o acordo ortográfico, as palavras paroxítonas que possuíam os ditongos abertos "éi" e "ói" perderam o acento gráfico, como nos exemplos citados.

4) Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Como era: enjôo, lêem. Como fica: enjoo, leem.
- **Verdadeiro (V)**: Com o acordo ortográfico, as palavras terminadas em "êem" e "ôo(s)" perderam o acento gráfico, como nos exemplos citados.

Portanto, a sequência correta é: **c) F, V, V, V**.