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Responda: Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relacionados ao Modernismo e a tendências contemporâneas da literatura brasileira. A expressão “fascismo tupi...


Q878409 | Português, Literatura, Professor de Literatura, SEDUCAL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

    Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos. Não conservo notas: algumas que tomei foram inutilizadas, e assim, com o decorrer do tempo, ia-me parecendo cada vez mais difícil, quase impossível, redigir esta narrativa. Além disso, julgando a matéria superior às minhas forças, esperei que outros mais aptos se ocupassem dela. Não vai aqui falsa modéstia, como adiante se verá. Também me afligiu a ideia de jogar no papel criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que têm no registro civil. Repugnava-me deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira? Que diriam elas se se vissem impressas, realizando atos esquecidos, repetindo palavras contestáveis e obliteradas? Restar-me-ia alegar que o DIP, a polícia, enfim, os hábitos de um decênio de arrocho, me impediram o trabalho. Isto, porém, seria injustiça. Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos de fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade — talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer. Não será impossível acharmos nas livrarias libelos terríveis contra a república novíssima, às vezes com louvores dos sustentáculos dela, indulgentes ou cegos. Não caluniemos o nosso pequenino fascismo tupinambá: se o fizermos, perderemos qualquer vestígio de autoridade e, quando formos verazes, ninguém nos dará crédito. De fato ele não nos impediu escrever. Apenas nos suprimiu o desejo de entregar-nos a esse exercício.

Graciliano Ramos. Memórias do cárcere. Editora Record. 

 

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relacionados ao Modernismo e a tendências contemporâneas da literatura brasileira. 

A expressão “fascismo tupinambá”, ao final do texto, carrega um teor político de crítica ao momento histórico no qual a obra se ambienta, o qual envolve fatos como o regime de exceção no Brasil.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 21/12/2024 10:13:47🎓 Equipe Gabarite
A expressão “fascismo tupinambá” é uma crítica política ao momento histórico em que a obra se ambienta. O termo é uma referência ao regime autoritário e de exceção no Brasil da época, marcado por repressão política e censura.

Contexto histórico
> Regime de Exceção: "Memórias do Cárcere" foi escrita durante a Era Vargas (1930-1945), particularmente no período do Estado Novo (1937-1945), que foi caracterizado por um regime ditatorial no Brasil. Nesse período, houve forte repressão política, censura, e perseguição a opositores do governo.
> Crítica Política: A expressão “fascismo tupinambá” combina o termo “fascismo,” referindo-se ao regime autoritário, com “tupinambá,” um termo que remete às raízes indígenas brasileiras, sugerindo uma versão local e particular de autoritarismo. É uma crítica velada à versão brasileira do fascismo praticada no período do Estado Novo.

Repressão e liberdade de expressão
> Censura e Autocensura: Graciliano Ramos menciona as limitações impostas pela censura e a autocensura dos escritores. Embora afirme que não houve censura prévia em obras de arte, ele reconhece que o ambiente de repressão suprimiu o desejo de escrever livremente.
> Liberdade Restrita: A referência à “Delegacia de Ordem Política e Social” reforça a ideia de que a liberdade de expressão era limitada pelo controle e repressão do regime.
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