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Responda: Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relacionados ao Modernismo e a tendências contemporâneas da literatura brasileira. A metalinguagem está prese...


Q878411 | Português, Literatura, Professor de Literatura, SEDUCAL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

 Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos. Não conservo notas: algumas que tomei foram inutilizadas, e assim, com o decorrer do tempo, ia-me parecendo cada vez mais difícil, quase impossível, redigir esta narrativa. Além disso, julgando a matéria superior às minhas forças, esperei que outros mais aptos se ocupassem dela. Não vai aqui falsa modéstia, como adiante se verá. Também me afligiu a ideia de jogar no papel criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que têm no registro civil. Repugnava-me deformá-las, dar-lhes pseudônimo, fazer do livro uma espécie de romance; mas teria eu o direito de utilizá-las em história presumivelmente verdadeira? Que diriam elas se se vissem impressas, realizando atos esquecidos, repetindo palavras contestáveis e obliteradas? Restar-me-ia alegar que o DIP, a polícia, enfim, os hábitos de um decênio de arrocho, me impediram o trabalho. Isto, porém, seria injustiça. Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos de fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade — talvez ingênuo recurso de justificar inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer. Não será impossível acharmos nas livrarias libelos terríveis contra a república novíssima, às vezes com louvores dos sustentáculos dela, indulgentes ou cegos. Não caluniemos o nosso pequenino fascismo tupinambá: se o fizermos, perderemos qualquer vestígio de autoridade e, quando formos verazes, ninguém nos dará crédito. De fato ele não nos impediu escrever. Apenas nos suprimiu o desejo de entregar-nos a esse exercício.

Graciliano Ramos. Memórias do cárcere. Editora Record. 

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relacionados ao Modernismo e a tendências contemporâneas da literatura brasileira. 

A metalinguagem está presente no texto como recurso utilizado pelo autor para fazer uma reflexão sobre as limitações objetivas e subjetivas do seu processo de escrita.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 21/12/2024 13:09:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Certo
A metalinguagem é o uso da linguagem para falar sobre a própria linguagem e o processo de escrita. No trecho apresentado, o autor usa tal ferramenta para refletir sobre as dificuldades e os desafios do ato de escrever.
Graciliano começa descrevendo a sua hesitação em contar os eventos e as dificuldades que ele encontra para redigir a narrativa, citando que tal tarefa é superior Às suas forças, refletindo sobre suas limitações. O autor debate internamente sobre a utilização de nomes reais e a ideia de transformar a história em um romance ficcional. A preocupação ética e estilística sobre como representar a realidade também é um uso da metalinguagem.
Por fim, o autor fala sobre as dificuldades impostas pela censura, mas ao mesmo tempo reflete sobre a parcialidade da liberdade. Além do mais, Graciliano critica autores que usam a falta de liberdade de expressão para justificar a inépcia ou preguiça de escrever.
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