De acordo com Carvalho (2016) a conceituação de deficiência transcende a visão biomédica, que foca apenas em déficits clínicos.
Inspirada pelo Modelo Social da Deficiência, considera-se a deficiência como resultado da interação entre características individuais e
barreiras sociais e ambientais. Em vez de tratar a deficiência como uma condição fixa, reconhece a importância de adaptar ambientes,
fornece apoios adequados para promover a participação plena e a igualdade de oportunidades, bem como valoriza as habilidades e
potencialidades únicas dos indivíduos, enfatizando a necessidade de um sistema inclusivo e equitativo.
Fonte: CARVALHO, Erenice Natalia Soares. Deficiência intelectual: conhecer para intervir. Pedagogia em ação, v. 8, n. 2, 2016.
Com base no Modelo Social da deficiência descrito pelo texto, qual das seguintes afirmações é CORRETA acerca da deficiência
intelectual?
a) A pessoa com deficiência intelectual possui especificidades, potencialidades, necessidades e limitações no funcionamento
intelectual e adaptativo, com início antes dos 18 anos. Logo, os sistemas de classificação tradicionais são amplamente aceitos e não
necessitam de revisão, pois refletem adequadamente a natureza da deficiência intelectual como um déficit funcional sem impacto
significativo na inclusão social.
b) A pessoa com deficiência intelectual possui especificidades, potencialidades, necessidades e limitações no funcionamento
intelectual e adaptativo, com início antes dos 18 anos, sendo a deficiência um dano corporal naturalista e permanente, mesmo com a
superação de barreiras socioculturais que podem agravar ou atenuar a condição.
c) A pessoa com deficiência intelectual possui especificidades, potencialidades, necessidades e limitações no funcionamento
intelectual e adaptativo, com início antes dos 18 anos, que inclui exclusivamente a consideração dos impedimentos físicos e
corporais, sem considerar fatores como a diversidade cultural e a interação com o ambiente.
d) A pessoa com deficiência intelectual possui especificidades, potencialidades, necessidades e limitações no funcionamento
intelectual e adaptativo, com início antes dos 18 anos, cujos aspectos da patologização e impedimentos da pessoa são mais
importantes do que a questão da inclusão social ou a necessidade de acessibilidade e de adaptar os ambientes de aprendizagem.
e) A pessoa com deficiência intelectual possui especificidades, potencialidades, necessidades e limitações no funcionamento
intelectual e adaptativo, com início antes dos 18 anos, sendo a intensidade dos apoios necessários e a acessibilidade fatores cruciais
para promover o desenvolvimento e a inclusão da pessoa em contextos comunitários.