O Referencial Curricular do Paraná segue a estrutura da BNCC trazendo para a realidade paranaense discussões sobre os
princípios e direitos basilares dos currículos no estado e suscitando a reflexão sobre a transição entre as etapas da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental e entre os anos iniciais e os anos finais desse, bem como sobre a avaliação como momento
de aprendizagem.
(Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11.)
Entre os aspectos marcantes que necessitam de especial atenção na etapa do Ensino Fundamental, está a transição da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental e dos anos iniciais para os anos finais. O processo de transição pauta-se em um acolhimento
afetivo que garante segurança e pertencimento à nova organização escolar (diversidade de horários e tempo escolar, encaminhamentos metodológicos, número de professores, entre outros), tarefa a ser desenvolvida por toda a equipe, tanto da
instituição de origem quanto da instituição de destino. Pode-se afirmar que o texto anterior sobre a transição da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental, que consta no Referencial Curricular do Paraná – Ensino Fundamental, é:
a) Verdadeiro, pois essa é uma questão importantíssima para o êxito da criança em sua trajetória educacional.
b) Falso, pois a transição para o Ensino Fundamental é realizada no último ano da criança na Educação Infantil.
c) Parcialmente verdadeiro, pois a transição para o Ensino Fundamental se pauta apenas na adaptação da criança à nova rotina
dos anos iniciais com disciplinas, bem como tempos e espaços diferenciados da Educação Infantil.
d) Parcialmente verdadeiro, pois a transição é de responsabilidade exclusiva dos professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, visto que a criança já é inserida na alfabetização no 1º ano e precisa superar a rotina da educação infantil.