As escolas são meios privilegiados para o desenvolvimento da autonomia corporal e vivências de diversos modelos de
movimentos corporais provenientes da cultura em que a criança se encontra. Nesses espaços a criança extrai, experimenta,
ajusta e constrói movimentos corporais provenientes da inserção e interação num grupo diferente do seu meio familiar. Esta
prática pedagógica poderá ser norteada por três eixos: 1) autonomia e identidade corporal; 2) socialização; 3) ampliação do
conhecimento de práticas corporais.
(SEED, 2012, p. 67.)
Analise o contexto a seguir: A professora do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública organizou uma atividade com as crianças.
A atividade consistia em uma tarde de desafios. Então ela disse: “hoje faremos uma tarde de desafios. Vamos dividir a turma
em cinco grupos com quatro alunos e o grupo que cumprir todos os desafios ganhará um prêmio ao final da aula. Se todos os
grupos cumprirem os desafios, todos ganharão.” Assim, foram andando em direção a uma praça perto da escola. O primeiro
desafio foi andar de mãos dadas, sem soltá-las, com o grupo. O segundo desafio, brincar de vivenciar situações. A professora
mostrava cartazes com situações, como todos estão em um navio e o mar está super agitado; todos estão em um brinquedo
no parque de diversões que balança bem alto de um lado pro outro e, para não cair, é preciso dar as mãos; está vindo uma
tempestade e a porta está fechada. para fugir da chuva todos precisam virar três cambalhotas, um atrás do outro, e entrar por
um vão na porta (fictícia). O terceiro e último desafio foi fazer um desenho coletivo do grupo sobre os desafios da tarde, com
tintas e giz de cera em um papel colado no mural do parque.
Assinale a afirmativa que indica quais eixos a professora desenvolveu realizando a tarde de desafios.
a) Apenas a ampliação do conhecimento de práticas corporais, pois desde a saída da escola até a realização dos desafios, as
crianças trabalharam com práticas corporais.
b) Apenas a socialização, pois durante toda a atividade as crianças precisaram tomar decisões em grupo, bem como desenvolver
as atividades de forma colaborativa, superando as diferenças.
c) Os três eixos estiveram presentes na situação proposta e vivenciada pela turma, pois envolveu situações de socialização, de
autonomia e identidade corporal e de ampliação do conhecimento de práticas corporais.
d) Apenas o eixo autonomia e identidade corporal, pois todas as atividades exigiam das crianças um aprendizado autônomo na
tomada de decisões e o desenvolvimento de sua consciência corporal para resolver os desafios.