Para Cordié (1996, p. 23), “Não é preciso “fazer” nem impor nada quando o “saber” adquiriu o brilho do objeto do desejo para os pais, não é preciso imperativo algum para que a criança se apodere desse saber” . Para o autor, “dissociar o funcionamento intelectual de tudo aquilo que constitui o ser: afetos, libido, fantasmas, pulsões, desejos, modos de ser no mundo, [isto é], do conjunto das operações que comandam o nascimento do sujeito” (Cordié, 1996, p. 125). Seguindo a linha de raciocínio da relação entre Psicanálise e Psicogenética, é CORRETO afirmar que:
a) Para compreender “por que” e “como” a criança oferece resistência ao processo majorante de equilibração, é necessário recorrer à outra parte, isto é, aos meandros lógicos do superego.
b) Em certas psicoses e neuroses graves da infância, são marcadas pela estereotipia e fluidez de pensamento.
c) O psicopedagogo inspirado pela Psicanálise concebe o pensar não apenas como efeito do funcionamento das piagetianas reconstruções epistêmicas, mas como efeito simultâneo do freudo-lacaniano desejo de saber.
d) A Psicanálise freudiana descobriu que o fracasso escolar expressa um desejo consciente.
e) Depois de situar o momento evolutivo de conhecimento do estudante com dificuldade de aprendizagem, o psicopedagogo programa exercícios de reforço e treinamento para que essas crianças alcancem perspectiva do professor, isto é, uma aprendizagem consciente.