“A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional... As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de
gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender
como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do
sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. Por tudo
isso, a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam
dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral” (Mantoan, 2015).
Considerando o texto, analise as proposições a seguir.
I- A inclusão na educação implica uma mudança no paradigma educacional atual, que reconhece e valoriza a diversidade humana,
incluindo diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas e de gênero.
II- As escolas inclusivas são aquelas que organizam seu sistema educacional levando em consideração as necessidades de todos os
alunos, independentemente de suas habilidades ou características individuais, buscando garantir o sucesso educativo de todos os
estudantes.
III- A inclusão na educação é destinada aos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma em:
a) II apenas.
b) I e II apenas.
c) I apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.