“Nas últimas décadas, no Brasil, as escolas de Educação Infantil vêm trabalhando as
práticas do cuidar, educar e brincar, juntas, interligando os saberes, pois sabemos da importância dessa
tríade para a infância: o cuidar é essencial nessa fase, pois é o momento em que a criança está se
formando fisicamente; o educar se faz necessário, uma vez que é na escola que a criança aprende os
conceitos básicos de socialização com os demais; o brincar desenvolve a coordenação motora, através
de brincadeiras educativas, oportunizando a sistematização das atividades.”
Assinale a alternativa que apresenta apenas informações CORRETAS a respeito do cuidar, educar e
brincar:
a) O cuidar se configura por meio de ações dissociadas do educar e do brincar. Enquanto ato isolado, o cuidar
deve ser implementado, principalmente, por meio do respeito às regras de segurança da creche.
b) Não é possível educar e brincar ao mesmo tempo, pois a brincadeira, enquanto ato simbólico dissociado da
realidade, impõe à criança aprendizados que não podem ser transpostos para o mundo real.
c) Apesar de todos os avanços epistemológicos, ainda entendemos o cuidar como apenas atender às
necessidades básicas da criança, como higienização e alimentação.
d) O brincar é importante não apenas para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, como também
para sua inserção social: a brincadeira é uma forma de comunicação da criança, um dos meios pelos quais
ela explora o ambiente e também desenvolve diversas habilidades.