. Acesso em: 08 abr.
2024. [Adaptado].
A educação inclusiva, no contexto das relações étnico-raciais, de gênero e sociais nos espaços escolares, visa
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Leia o texto a seguir.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece a
importância da educação inclusiva no sistema educacional do
Brasil e sua promoção em todos os níveis e formas de ensino.
Além disso, a legislação prevê a valorização da diversidade
étnica, racial, de gênero e social, com o intuito de combater
qualquer forma de discriminação e preconceito. A teoria da
Educação para a diversidade busca promover a igualdade de
oportunidades e o respeito às diferenças no ambiente escolar.
Na perspectiva da educação inclusiva, é fundamental
compreender e valorizar a diversidade étnica, racial, de gênero
e social, para que todos os estudantes se sintam acolhidos e
possam desenvolver seu potencial.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 abr.
2024. [Adaptado].
A educação inclusiva, no contexto das relações étnico-raciais, de gênero e sociais nos espaços escolares, visa
a) restringir o acesso à educação de qualidade para as
pessoas que pertencem a grupos minoritários na
sociedade.
b) promover a igualdade de oportunidades para todos os
estudantes, independentemente de sua origem étnico-racial, gênero ou condição social.
c) impor a assimilação cultural dos estudantes, diminuindo
a valorização de suas identidades étnico-raciais e de
gênero.
d) priorizar a exclusão de estudantes que não se
enquadram nos padrões dominantes de etnia, gênero e
classe social.