Como tarefa didática necessária e permanente do trabalho dos professores, a avaliação procura atender um processo de
ensino-aprendizagem inovador e criativo, que acompanhe todo o procedimento de ensino e aprendizagem, desde o trabalho
de planejamento escolar, de planejamento de ensino e de planejamento de aulas pelos docentes, passando por objetivos,
conteúdos, atividades em conjunto entre professor-aluno em sala de aula, verificação de progressos e dificuldades, reorientação e análises de procedimentos metodológicos. Outra referência atualizada de avaliação está na oportunidade de diálogo
e da reflexão do dueto professor/aluno, com vistas a auxiliar no fazer pedagógico do professor e aumentar o envolvimento
do aluno com o aprendizado. Assim, a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do
professor quanto dos alunos. Os dados coletados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, são
interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos sobre o aproveitamento escolar. Como pode
se depreender dessa noção de avaliação, ela
a) refere-se a um modelo em que a principal função da avaliação é monitorar e medir o desempenho dos alunos com o objetivo
de tomar decisões administrativas ou classificatórias.
b) exerce o papel de controle, refere-se a um processo em que a principal finalidade da avaliação é monitorar e fiscalizar o
desempenho ou comportamento de determinados elementos, sejam eles indivíduos, organizações ou sistemas, para garantir
que esteja de acordo com padrões, normas ou critérios preestabelecidos.
c) desempenha funções didático-pedagógicas, ao diagnosticar e fazer o controle do rendimento escolar, ou seja, avaliar na
escola se configura como elemento didático-pedagógico cujo, objetivo é fazer corresponder os resultados obtidos em uma
verificação com o que foi inicialmente proposto como objetivo a ser atingido.
d) tem como principal objetivo classificar os alunos de acordo com o seu desempenho em relação a critérios preestabelecidos.
Nesse modelo, o foco principal é atribuir notas ou classificações aos alunos para determinar seu posicionamento em relação
aos demais como, por exemplo, classificá-los em ordem de mérito, do melhor desempenho para o pior.