Leia a história: Uma professora de uma escola municipal de educação
infantil na cidade de São Paulo, com um agrupamento de
30 crianças de 4 anos, teve a clareza de que se pode
melhorar a qualidade da educação, mesmo em condições
adversas. Esta instituição mantinha a mesma organização em
todas as salas: mesas e cadeiras e materiais em armários
fechados.
A mesma sala era ocupada diariamente por três
professores diferentes com seus agrupamentos (das 7 às
11 horas, das 11 às 15 horas e das 15 às 19 horas).
Ela decidiu, com suas crianças, reorganizar o espaço da
sala para oferecer autonomia às crianças e o direito ao
brinquedo e à brincadeira. - Conversou com as crianças e juntas decidiram pela
mudança
- Logo no início das atividades, as crianças encostavam
as mesas e as cadeiras e criavam áreas de brincadeiras:
- Retiravam do armário da professora os brinquedos e
materiais e os distribuíam nas áreas;
- Discutiam entre elas o que cada uma ia fazer no dia:
brincar na área de faz de conta, na construção, na fantasia,
nos livros ou em atividades artísticas;
- Terminado o tempo de brincar e explorar, elas
guardavam todos os brinquedos e colocavam as mesas e
cadeiras no lugar, para que a turma seguinte encontrasse
tudo no lugar definido pela instituição.
Fonte: https://www.klcconcursos.com.br/apoio/Brinquedos%20e%20 Brincadeiras%20-%20MEC.pdf
No relato da professora, com relação à organização do
espaço nas atividades da Educação Infantil, percebe-se
que:
a) a professora trocou o modelo tradicional de
organização de sala de atividades, modificou o espaço
físico com mesas e cadeiras, com uma proposta de
oferecer autonomia às crianças com oportunidades
para brincar e interagir e novos desafios;
b) os espaços da educação infantil precisam ser
organizados de forma a facilitar o trabalho da
professora que permaneça sentada observando os
alunos, pois se não for assim, ela pode demorar mais
para corrigir as tarefas e os pais demonstrarão
insatisfação, e dificilmente conseguirá êxito no seu
trabalho;
c) o material das crianças deve permanecer em um lugar
calmo e arejado para um bom desempenho de tarefas.
A escolha do local onde guardá-los é o primeiro passo a
ser considerado para que os alunos tenham autonomia
de fazer o que desejarem na educação infantil;
d) o espaço com estantes altas e os materiais de uso das
crianças organizados e colocados longe do alcance das
crianças facilita a organização e evita que a sala fique
desorganizada e tire os objetivos centrais da
professora;
e) a organização do espaço precisa ser pensada,
planejada, com base na observação das intenções da
professora que é a centralidade do processo e é a partir
daí que se percebe a concepção pedagógica da escola.