“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre
desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte
ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural
(sic ) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky : aprendizado e desenvolvimento: um
processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61.
O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky.
Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar
que
a) o aluno deve ter autonomia na busca do conhecimento, deve ser deixado livre em sua interação
com o meio para que possa amadurecer, sendo
dispensável a intervenção do professor.
b) o professor deve oferecer ajuda aos alunos a partir
dos conhecimentos que eles já possuem, pois isso
lhes permitirá atribuir significados aos novos saberes recebidos.
c) o ensino proporcionado nas escolas deve apontar
não para aquilo que o aluno já conhece ou faz, mas
para o que não conhece suficientemente, mas é
possível de ser conhecido.
d) as aulas devem organizar-se a partir de desafios
aos alunos, proposições de problemas e indagações e nunca como passagem de informações.