Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano
da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Dada a abrangência dos assuntos abordados e a
forma como estão organizados, os PCNs podem ser utilizados com objetivos diferentes, de acordo com a necessidade de cada
realidade e de cada momento.
(Brasil – MEC, 1997.)
Analise o contexto apresentado a seguir.
A professora Júlia, do grupo 4, trouxe para sua roda de conversa, no início da aula, uma questão social do bairro: mosquitos.
Era verão e havia muitos mosquitos no bairro, consequentemente, na escola. A professora então perguntou: quem viu mosquito
em casa? E cada criança tinha um fato pra contar, desde as providências que as famílias tomavam para eliminar os mosquitos,
até relatos de alergias, coceiras sem fim, entre outros. Ela então perguntou se elas sabiam como acabar com os mosquitos em
todas as casas. As crianças falaram diversas coisas e a professora pôde, então, identificar qual o conhecimento que elas
possuíam acerca do tema. A partir de então, ela organizou uma pesquisa sobre o assunto. Convidou uma pessoa da Secretaria
de Saúde para explicar como os mosquitos se reproduzem, o que cada família pode fazer, o que a Prefeitura deve fazer e o que
está fazendo. O palestrante também falou sobre as doenças que mosquitos trazem. Além disso, Júlia sugeriu uma aula de campo
pelo entorno da escola para verificar possíveis focos de mosquito. Finalizaram o pequeno projeto com uma aula que as crianças
organizaram e ministraram para suas famílias e convidados (sob a coordenação e intervenção da professora), explicando tudo
o que aprenderam e como devem fazer para não aumentar a quantidade de mosquitos em sua casa e também na escola, entre
outras questões. Mostraram cartazes com imagens e fotos que fizeram durante o projeto. A professora escreveu no material o
que os alunos ditaram para ela.
Considerando o exposto, é possível afirmar que o trabalho:
a) Atende às orientações dos PCNs, visto que o foco está na aprendizagem significativa e no trabalho pedagógico centrado nos
alunos.
b) Atende parcialmente às orientações dos PCNs, porque a proposta da temática é boa, porém, não faz parte da aprendizagem
de pré-requisitos para o ensino fundamental.
c) Não atende aos PCNs, pois alunos de 4 anos não são capazes de desenvolver mesmo com a coordenação do professor, uma
pesquisa, nem apresentar para suas famílias.
d) Atende parcialmente às orientações dos PCNs, pois a aprendizagem significativa corresponde ao ensino significativo, ou seja,
o trabalho deve ser todo elaborado pelo professor.