Quanto ao contexto, relação com o mundo do trabalho e metodologias de ensino,
relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as abordagens educacionais abaixo às suas respectivas
definições.
Coluna 1
1. Educação 1.0.
2. Educação 2.0.
3. Educação 3.0.
4. Educação 4.0.
5. Educação 5.0. Coluna 2
( ) Essa abordagem de Educação promete uma organização curricular que atende às necessidades
dos alunos do século em questão, com base no conteúdo inovador da Inteligência Artificial para
fornecer a eles uma aprendizagem inteligente e um trabalho inteligente. Pressupõe o
entendimento de que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, mas, que é preciso
ir além, considerando também, as competências socioemocionais. E essas remetem a um termo
atual, que são soft skills , um pilar importante do desenvolvimento humano que não é
quantificável, mas que faz diferença na vida pessoal e profissional e, inclusive são mais valorizadas
no ambiente de trabalho e tem como essência a capacidade de comunicação, de resolução de
problemas, o gerenciamento das emoções, o trabalho em equipe, a diversidade, a empatia e a
ética.
( ) Relaciona-se ao surgimento dos computadores, da automação e da sistematização do
conhecimento científico. O professor começa a utilizar as tecnologias digitais, como recurso
pedagógico, incentivando a autonomia, o pensamento crítico, promovendo a participação e
oportunizando o potencial criativo dos estudantes. Nessa abordagem, a interação é essencial, em
detrimento da repetição. As habilidades tecnológicas, de comunicação, compreensão, e de
tradução, são fundamentais para a empregabilidade e são consideradas no processo educacional,
em que o erro começa a ser aceito como parte do processo.
( ) Prevalece o Homeschooling , um tipo de educação oferecida nas próprias residências, aos filhos
das classes econômicas mais favorecidas. Na sequência, é implementado o modelo de escola
conhecido ainda hoje, com turmas numerosas, no qual o professor é a figura central do processo,
o único detentor do conhecimento, enquanto aos estudantes resta receber passivamente o
conhecimento. Nesse contexto, em que predomina o ensino e o teste, cabe somente ao professor
a decisão referente ao que o estudante devia estudar.
( ) É caracterizada pelos processos de leitura, memorização e repetição, habilidades necessárias para
o mundo do trabalho. Seu objetivo principal é prover para a indústria mão de obra eficiente, capaz
de produzir em larga escala. Nessa abordagem, o trabalho individual predomina e o erro é
altamente evitado, já que não é considerado como parte do processo de aprendizagem.
( ) Destaca-se pela alta tecnologia (robôs, machine learning , inteligência artificial, Big Data ,
impressão 3D, realidade aumentada, cloud computing e a Internet das Coisas). Neste sentido, a
Inteligência Artificial e várias inovações tecnológicas, se sobrepõem ao trabalho mental humano.
O livre acesso à informação, colocado dentro do meio educacional, exige uma contribuição direta
para o aprender a aprender, para que não ocorra apenas o acúmulo de informações, sem que se
tornem um conhecimento, passível de reflexão e criticidade. Assim, essa Educação precisa
proporcionar aos estudantes habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais capazes de garantir
o aprendizado do século em questão, imprescindível para o mundo do trabalho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 – 2 – 5 – 3 – 4.
b) 2 – 5 – 3 – 4 – 1.
c) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
d) 4 – 2 – 3 – 1 – 5.
e) 5 – 3 – 1 – 2 – 4.