Vieira (1975) afirma que o conteúdo “solos”, no âmbito da Geografia, para o ensino fundamental, é complexo por essência, por abranger conhecimentos que vão desde sua formação até sua eventual degradação. Nessa esteira de dificuldades a aula expositiva puramente mnemónica se mantém consolidada como prática recorrente. DUPRAT, Ruan Felipe Tenorio. O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica : importância, desafios e possibilidades metodológicas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br /handle/123456789/48254. Acesso em: 17 jul.2024. Adaptado. Com relação ao estudo do solo em Geografia, está correto o que se afirma em:
a) O solo é considerado um dos alicerces que mantém as sociedades humanas em sua luta por sobrevivência, assim deve ser entendido, no processo de ensino-aprendizagem, como essencial somente para a área agrícola, e virtude do processo de desertificação.
b) Das interações ecológicas com os demais elementos do meio físico, o solo em geral, é um dos vários elementos que são mais conhecidos, porém é pouco compreendido e até desvalorizado durante o planejamento dos currículos.
c) O planejamento de projetos em Geografia deve levar em consideração o papel do solo no ciclo hidrológico em atuar como um filtro para as águas fluviais que irão abastecer rios e lagos, e como um agente que desregula os fenômenos atmosféricos.
d) As sociedades humanas de modo geral se apropriam dos recursos naturais como o solo, apenas com o entendimento de como pode ser utilizado, sem dar importância ao conhecimento do seu processo de formação e suas interações com as áreas de interesse de uso.
e) Em função de sua influência sobre os ambientes naturais e antropizados, o solo é considerado um dos recursos essenciais à vida. É necessário que se reconheçam seus processos, suas dinâmicas próprias e as interações e inter-relações com os outros componentes do meio físico natural, visando seu melhor uso e conservação.