O multiculturalismo na educação desafia a visão tradicional de uma cultura única e dominante, reconhecendo que a riqueza de
uma sociedade reside em suas diversas expressões culturais. Ao incorporar essa abordagem, as escolas não apenas preparam os
alunos para um mundo globalizado, mas também contribuem para a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Nas escolas
que praticam o multiculturalismo, o foco vai além do simples reconhecimento das individualidades. Elas buscam promover a
interação positiva entre diversas culturas, incentivando o diálogo, a compreensão mútua e a colaboração. A ideia central é criar
espaços onde os alunos não apenas coexistam, mas também aprendam uns com os outros, enriquecendo, assim, suas experiências
educacionais. Analise a seguir as características em que as práticas multiculturais podem ser encontradas nas escolas.
I. Baseia-se na ideia de preservação e reconhecimento das culturas. Nesse contexto, são valorizadas a diversidade e a
manutenção das características específicas de cada grupo cultural. Existe um respeito pela autonomia cultural e uma
abordagem, que procura evitar a homogeneização das identidades.
II. Busca a integração cultural, muitas vezes promovendo a ideia de uma cultura dominante à qual outros grupos devem se
conformar. A ênfase está na absorção das características culturais das minorias pela cultura majoritária.
III. Busca o diálogo entre diferentes culturas. Valoriza a troca de ideias, a compreensão mútua e o enriquecimento resultante
da convivência de diversas perspectivas culturais. Este modelo promove uma coexistência harmoniosa e colaborativa.
Sobre os tipos de multiculturalismo, assinale a alternativa corretamente.
a) I. Diferencialista II. Assimilacionista III. Interativo.
b) I. Interativo II. Assimilacionista III. Diferencialista.
c) I. Assimilacionista II. Diferencialista III. Interativo.
d) I. Assimilacionista II. Interativo III. Diferencialista.