As diversas abordagens teóricas procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem através de diferentes enfoques,
muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam
inseridas. Destaca-se que o papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e
aprender, bem como a compreensão das correntes teóricas, possibilitam a busca contínua para identificar os pressupostos
explícitos ou implícitos que fundamentam a ação docente em situações de ensino e aprendizagem. Acerca do exposto, analise
as premissas a seguir, considerando o processo de ensino e aprendizagem em consonância com a respectiva abordagem
teórica.
I. Os objetivos educacionais obedecem à sequência lógica dos conteúdos. Os conteúdos são baseados em documentos legais,
selecionados a partir da cultura universal acumulada. Predominam aulas expositivas, com exercícios de fixação, leituras-cópia.
II. Os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos são selecionados a partir dos
interesses dos alunos – “não-diretividade”. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Os objetivos educacionais são definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram
os sujeitos. Busca uma consciência crítica. O diálogo e os grupos de discussão são fundamentais para o aprendizado. Os “temas
geradores” para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.
IV. Os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais e específicas. Ênfase nos meios:
recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado – “máquinas de ensinar”, computadores, hardwares e softwares . Os comportamentos desejados serão “instalados” e mantidos nos alunos por condicionantes e
reforçadores.
A sequência correta está em
a) I. Tradicional II. Humanista III. Cognitivista IV. Sociocultural
b) I. Humanista II. Comportamentalista III. Cognitivista IV. Tradicional
c) I. Tradicional II. Humanista III. Sociocultural IV. Comportamentalista
d) I. Comportamentalista II. Cognitivista III. Tradicional IV. Sociocultural