Orientando-se pelo raciocínio trilhado por Vygotsky sobre a interação entre o desenvolvimento e a aprendizagem, é possível avaliar
não apenas o nível de desenvolvimento da criança, mas também o que é mais importante, os processos que ainda estão ocorrendo. De
acordo com Vygotsky , essa hipótese adquire fundamental importância na medida em que põe em questão as teorias sobre a relação
entre desenvolvimento e aprendizagem que defendem o tradicional princípio da aplicação de uma orientação pedagógica desejável,
uma vez diagnosticado o desenvolvimento. Contrapondo-se a esta visão, caracteristicamente Piagetiana , Vygotsky acreditava que a
aprendizagem cria uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, ela ativa processos de desenvolvimento que se tornam funcionais
na medida em que a criança interage com pessoas em seu ambiente, internalizando valores, significados, regras, enfim, o conhecimento
disponível em seu contexto social. A compreensão de zona de desenvolvimento proximal encaminha os estudos psicológicos para uma
reavaliação do(a)
a) papel da imitação na aprendizagem, fato que Vygotsky se apoiou quando defendeu a tese de que a aprendizagem antecede
o desenvolvimento.
b) pressuposto de que o ambiente social tem um papel principal no desenvolvimento cognitivo, o que vai de encontro à perspectiva
de Vygotsky que ressaltava sua importância
c) ideia de que a aprendizagem influencia diretamente nos processos de desenvolvimento, negando a proposição central de
Vygotsky sobre a criação da zona de desenvolvimento proximal.
d) noção de que a percepção desempenha um papel central apenas no estágio final do desenvolvimento, o que contrasta com
a visão de Vygotsky sobre a percepção como um mecanismo constante na interação social.