As perspectivas teórico-metodológicas do serviço social no âmbito da política de educação, em especial a tese endogenista
e a histórico-crítica, fornecem lentes analíticas essenciais para a compreensão crítica da realidade educacional e a atuação
profissional comprometida com a transformação social. Considerando as características e os pressupostos dessas abordagens, analise afirmativas a seguir.
I. A tese endogenista propõe a superação das desigualdades educacionais através da atuação do serviço social diretamente
nas escolas, focando na resolução individualizada dos problemas dos alunos e na adaptação à realidade escolar existente.
II. A histórico-crítica reconhece a educação como um direito social e instrumento de emancipação humana, defendendo a
construção de uma educação pública de qualidade para todos, com foco na superação das desigualdades sociais e na
promoção da justiça social.
III. A tese endogenista valoriza a participação da comunidade escolar na construção de soluções para os problemas educacionais, buscando a articulação entre escola, família e comunidade.
IV. A histórico-crítica propõe a atuação do serviço social, em parceria com movimentos sociais e entidades da sociedade civil,
na luta por políticas públicas educacionais mais justas e democráticas.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.