Questões Pedagogia Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas ...

Responda: As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos (MARCUSCHI, 2001, p. 16). Essas modalidades não devem se...


Q900743 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos (MARCUSCHI, 2001, p. 16). Essas modalidades não devem ser vistas de forma dicotômica, mas fazendo parte de um continuum tipológico que vai do texto mais formal ao mais informal, tendo como perspectiva o gênero discursivo (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de divulgação, artigo científico) que está sendo observado.

Fonte: Língua: modalidade or al/escrita Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - São Paulo - USP. Acesso em https: //acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40355/1/ 01d17t04.pdf

A oralidade e a escrita são, portanto:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.