“No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar
observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em
relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a
comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a
“escrever” sobre Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a
aprender como organizar e tratar dados”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental.
– Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 19)
Sobre a área da matemática, de acordo com os PCNs é correto afirmar:
a) A seleção e organização de conteúdos deve ter como critério único a lógica interna da
Matemática.
b) O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e
em permanente evolução.
c) Os recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais
têm um papel irrelevante no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
d) A atividade matemática escolar é um “olhar para coisas prontas e definitivas”, pois a matemática é
uma ciência exata.