A Didática e a Formação Profissional do
Professor
No contexto educacional de Queimadas, PB, foi
implementado um novo programa de formação
continuada para os professores da rede municipal,
focando no desenvolvimento de competências para o
uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. No
entanto, alguns professores relataram dificuldades em
aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia escolar.
Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:
1. A didática, conforme definida por Libâneo
(2020), é a ciência que estuda o processo de
ensino-aprendizagem, fundamentando-se em
teorias pedagógicas que orientam a prática
docente.
2. A formação continuada deve ser centrada na
reflexão crítica sobre a prática pedagógica,
promovendo a integração entre teoria e prática
para a melhoria do ensino.
3. A Resolução CNE/CP nº 2/2019 enfatiza a
necessidade de que os professores adquiram
competências tecnológicas e metodológicas
que lhes permitam enfrentar os desafios da
educação contemporânea.
4. A formação inicial dos professores não é
suficiente para que eles se adaptem às
demandas pedagógicas atuais, sendo a
formação continuada uma opção prioritária.
5. O uso de metodologias ativas depende da
infraestrutura tecnológica da escola, não
exigindo mudanças substanciais na abordagem
pedagógica do professor.
Alternativas:
a) As assertivas 1, 2 e 3 são corretas.
b) As assertivas 2, 4 e 5 são corretas.
c) Apenas as assertivas 1, 3 e 5 são corretas.
d) Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são corretas.
e) Todas as assertivas são corretas.