Um grupo de professores em Queimadas, PB,
iniciou um projeto pedagógico que visa integrar
diversas disciplinas para abordar o tema da
sustentabilidade. O projeto inclui atividades práticas,
como hortas escolares, reciclagem e campanhas de
conscientização ambiental. No entanto, alguns
professores relataram dificuldades em adaptar os
conteúdos de suas disciplinas para este projeto
interdisciplinar. Diante desse cenário, avalie as
assertivas a seguir:
1. A metodologia de projetos permite que os
conteúdos de diferentes disciplinas sejam
integrados de forma coerente, proporcionando
aos alunos uma visão mais ampla e aplicada do
conhecimento.
2. A adaptação dos conteúdos para projetos
interdisciplinares pode exigir a reformulação de
planos de aula e a criação de novos materiais
didáticos que dialoguem com os objetivos do
projeto.
3. A avaliação em projetos interdisciplinares deve
considerar tanto o desenvolvimento de
competências específicas de cada disciplina
quanto a capacidade dos alunos de aplicar o
conhecimento de forma integrada e
contextualizada.
4. Projetos focados em temas como
sustentabilidade são limitados a disciplinas
como ciências e geografia, sendo pouco
relevantes para áreas como matemática e
língua portuguesa.
5. A integração de disciplinas em um projeto pode
ser desafiadora, mas é uma prática que
favorece o aprendizado significativo, pois
conecta os conteúdos escolares à realidade
dos alunos e às questões sociais
contemporâneas.
Alternativas:
a) Apenas as assertivas 1, 2 e 4 são corretas.
b) As assertivas 1, 3 e 5 são corretas.
c) Apenas as assertivas 2, 4 e 5 são corretas.
d) As assertivas 3, 4 e 5 são corretas.
e) Todas as assertivas são corretas.