Durante um curso de formação continuada para
professores de artes em Queimadas-PB, foram
discutidas as influências das teorias de Piaget, Vygotsky
e Gardner no ensino das artes. Avalie as afirmativas a
seguir:
1. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo das
crianças influencia diretamente sua capacidade de
compreender e criar obras de arte, passando por
diferentes estágios de habilidades artísticas.
2. Vygotsky enfatiza o papel do ambiente social e
cultural no desenvolvimento artístico, destacando a
importância da mediação do professor e da interação
social para a aprendizagem da arte.
3. Gardner propôs a Teoria das Múltiplas Inteligências,
na qual as inteligências espacial e musical são
especialmente importantes para o ensino das artes,
dado o envolvimento direto dessas habilidades na
criação artística.
4. Piaget, Vygotsky e Gardner concordam que o
desenvolvimento artístico é um processo individual,
com pouca influência do ambiente e da educação
formal.
5. A aplicação dessas teorias no ensino de artes visa o
desenvolvimento técnico dos alunos, parcelando a
expressividade e a criatividade.
Alternativas:
a) Apenas os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
b) Apenas os itens 3 e 4 estão corretos.
c) Apenas os itens 1, 3 e 5 estão corretos.
d) Apenas os itens 2, 3 e 5 estão corretos.
e) Apenas os itens 1, 2 e 5 estão corretos.