Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de
Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em
Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel,
e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens
criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução
Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal
dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os
sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira
Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores
viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso
não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da
Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que
construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais
transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social.
Contemporânea , v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:
I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da
construção da Sociologia.
II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus
objetos de estudo à época.
III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais
fundadores da Sociologia em algumas obras.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.