Freire (1996, p. 32) afirma que ensinar exige pesquisa. Significa que todo professor é pesquisador, pois o que faz um bom
professor é a constante atualização, seu aprimoramento, visto que somos seres históricos e que fazemos história
constantemente num mundo onde o conhecimento também tem a sua historicidade. Sobre a pesquisa na prática docente, o
professor pesquisador é INCOERENTE quando:
a) Utiliza materiais e métodos de ensino limitando-se ao conhecimento estabelecido, desconsiderando recursos educacionais
e abordagens pedagógicas contemporâneas.
b) Reflete sobre sua prática, questionando o que funciona bem e o que pode ser melhorado, buscando entender o impacto de
suas estratégias de ensino no aprendizado dos alunos.
c) Faz uso de dados qualitativos e quantitativos para avaliar o progresso dos alunos e informar suas decisões de ensino, podendo
envolver a análise de resultados de testes, feedback dos alunos e observações em sala de aula.
d) Busca desenvolver a capacidade dos alunos de pensar criticamente e de forma independente. Isso pode envolver a criação
de ambientes de aprendizagem que incentivam a curiosidade, a exploração e a autorregulação.