Questões Pedagogia Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus...

Responda: O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial...


Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

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