Segundo Russel (2015, p. 17) “As concepções de vida e mundo que denominamos
‘filosóficas’ são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas;
depois, do tipo de investigação que pode ser chamada ‘científica’, palavra que usamos aqui em
seu sentido mais vasto. Cada filósofo diferiu amplamente no que diz respeito às proporções
em que esses dois fatores influíram em seus sistemas, mas é a presença de ambos, em algum
grau, o que caracteriza a filosofia.” A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor
sobre essa afirmação:
a) O autor compreende a filosofia como algo que se encontra entre a fé e a razão, considerando
que todo conhecimento definido pertence à ciência; todo dogma referente ao que está além
do conhecimento definido pertence à fé. Entre ambas, no entanto, existe a filosofia que
dialoga somente com o conhecimento estabelecido e nega a fé como explicação da
existência humana e do conhecimento.
b) O autor compreende a filosofia como uma forma de conhecimento, dentre tantos outros
possíveis, contudo, dada sua sistematização, seus métodos e seu objeto específicos, impõese sobre a teologia, que tem por base simplesmente a doutrina e os dogmas religiosos.
c) O autor compreende a filosofia como algo que se encontra entre a teologia e a ciência,
considerando que todo conhecimento definido pertence à ciência; todo dogma referente ao
que está além do conhecimento definido pertence à teologia. Entre ambas, no entanto,
existe uma terra de ninguém, uma terra exposta a ataques de ambos os lados. Essa terra de
ninguém é a filosofia.
d) O autor compreende a filosofia como uma ciência de fundamento histórico crítico que
estabelece os limites entre a ciência e a teologia.
e) O autor compreende a filosofia como algo que se encontra entre o senso comum e a ciência,
considerando que todo conhecimento definido pertence à ciência e todo dogma referente
ao que está além do conhecimento definido pertence ao senso comum. Entre essas formas
de conhecimento, existe uma terra exposta a ataques de ambos os lados que o autor
reconhece como sendo a própria filosofia.