A avaliação das instituições de educação superior terá
por objetivo identificar o perfil e o significado da
atuação institucional, por meio de atividades, cursos,
programas, projetos e setores, considerando as
diferentes dimensões institucionais, dentre elas,
obrigatoriamente, podemos destacar o(a):
a) infraestrutura física, especialmente a de ensino e
de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e
comunicação, ambiental, colaborando com o
desenvolvimento sustentável.
b) planejamento e a avaliação, especialmente os
processos, resultados e eficácia da autoavaliação
docente.
c) responsabilidade social da instituição, considerada
especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento
econômico e social, à defesa do meio ambiente, da
memória cultural, da produção artística e do
patrimônio cultural.
d) organização e a gestão da instituição,
especialmente
o
representatividade
funcionamento
dos
colegiados,
e
a
sua
dependência e autonomia na relação com a
mantenedora, e a participação facultativa dos
segmentos da comunidade universitária nos
processos decisórios.
e) sustentabilidade financeira, tendo em vista a
necessidade de financiamento do poder público às
Instituições privadas, para o significado social da
continuidade dos compromissos na oferta da
educação superior.