O Desenho é uma das expressões gráficas das
crianças, uma linguagem. Na obra clássica
“Desenvolvimento da Capacidade Criadora” de Lowenfeld e
Brittain (1972) são destacadas etapas do desenvolvimento
do desenho infantil. Considerando essas etapas,
correlacione-as às respectivas caracterizações, numerando
os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Garatuja nomeada;
2. Etapa das formas geométricas;
3. Etapa do conceito de cena;
4. Etapa das linhas da base e do céu;
5. Etapa das formas humanas. ( ) Organiza a composição em duas dimensões. Exibe
representações simultâneas. Desenhos em "raioX" mostram o interior dos elementos.
( ) As representações são achatadas em um só plano.
Quase não ocorrem sobreposições. Há uma fusão
do tempo e do espaço.
( ) A localização e os tamanhos dos elementos do
desenho são subjetivos. Flexíveis, os símbolos
mudam de significado nas histórias que contam
sobre os desenhos.
( ) O esquema aprendido se repete sempre. O
esquema se altera para atingir um sentido
especial. As proporções expressão um valor
emocional.
( ) A criança conta histórias sobre os traços
impressos no papel. Já segura o lápis entre os
dedos. Situa os rabiscos intencionalmente. As
linhas possuem significado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 3, 4, 5.
b) 2, 3, 5, 1, 4.
c) 5, 4, 3, 1, 2.
d) 3, 4, 2, 5, 1.