Pensar a formação para leitura e escrita na Educação
Infantil é um campo de lutas e contradições historicamente
adensado. No entanto, são inúmeras as práticas
pedagógicas que impulsionam a leitura e a escrita nesta
etapa, sem renunciar a sua especificidade, e garantindo o
direito à literatura às crianças, sem antecipar conteúdos do
ensino fundamental.
Considerando essa temática, assinale com V ou F conforme
seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir: ( ) O uso das fichas de nome próprio é recurso
identitário importante para o despontar da
escrita inicial das crianças.
( ) Os momentos de contação de histórias e as
proposições de reconto, mediadas pelos
professores às crianças, são possibilidades de
fomento à cultura leitora ainda na infância.
( ) As crianças da Educação Infantil devem fazer a
transição para o Ensino Fundamental sabendo
escrever seu nome, diferenças entre números e
letras, bem como a leitura de frases e palavras.
( ) Na Educação Infantil, boa parte da rotina
pedagógica desenvolvida pela escola deve estar
concentrada no ensino das primeiras letras, de
forma a facilitar a transição da criança para o
Ensino Fundamental.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V, V, F, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, V, V.
d) F, F, F, F.