RALEJO, MELLO e AMORIM (2021), em artigo
intitulado: “BNCC e Ensino de História: horizontes
possíveis” afirmam que “A escola não é um lugar que trata
somente de conteúdos e conhecimentos”. Dessa forma,
podemos pensar que os professores devem trabalhar
aspectos diversos em todos os níveis de ensino e
componentes curriculares que promovam a formação e o
desenvolvimento autônomo dos estudantes.
Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
aborda, em sua organização, um conjunto de competências
gerais e específicas associadas ao ensino da História, que
são frutos de debates e lutas de movimentos sociais,
institucionais e de pesquisadores, com o fim de ampliar o
trabalho com o conhecimento histórico para além das
datas, eventos importantes ou nomes, possibilitando a
ampliação de uma perspectiva do ensino de História que
rompa com uma visão única, eurocêntrica e patriarcal.
Considerando esse enunciado, analise as seguintes
afirmações: I. O trabalho docente deve adotar perspectivas do
ensino de História que valorizam a exploração de
diferentes narrativas e a diversidade cultural,
permitindo a percepção do sujeito em seu tempo e
espaço e proporcionando ações para com a
sociedade em que vive.
II. Os docentes podem assumir uma “atitude
historiadora”, no processo de ensino e
aprendizagem, por meio da utilização de diferentes
fontes.
III. O exercício da “atitude historiadora” fomenta
práticas de fala, leitura e escrita não somente de
conhecimentos específicos do campo da
historiografia, mas também de “práticas de letramento” que formam e significam o mundo da
vida.
IV. Proporcionar o exercício da “atitude historiadora” é
combater a história única, porque passamos a
compreender que a ação do historiador é uma
construção discursiva baseada na interpretação de
uma realidade.
V. Os conhecimentos do componente de História
poderão ser melhor sistematizados, fundamentados
e analisados ao trabalharmos a partir da atitude
historiadora, contribuindo com possibilidades de
construção de leituras de mundo. É correto o que se afirma em
a) I, II e III apenas.
b) I, II, IV e V apenas.
c) III, IV e V apenas.
d) I, II, III, IV e V.