Considere o caso a seguir:
Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma
escola pública municipal no Ceará desenvolveram um
projeto ambiental de reaproveitamento da água na
instituição e foram premiados em uma Feira de Ciências. De
acordo com relatos do professor de Ciências que
acompanhou o grupo, os estudantes observaram que havia
desperdício de água em diversas situações na escola, desde
o uso inadequado para lavagem de calçadas ou pátio, assim
como, na saída de água das máquinas de ar-condicionado
da escola. Nesse sentido, observaram, tomaram nota
dessas situações e construíram estratégias para
reaproveitamento da água. Com isso, construíram também
um mecanismo de irrigação para o jardim da escola, que
auxiliou no desenvolvimento de uma horta comunitária. Analisando o caso acima, observam-se os passos de
aprendizagem científica desenvolvidos pelos estudantes.
Colocados diante de uma situação problema, eles
desenvolveram o projeto e com isso contribuíram para
soluções sustentáveis de reaproveitamento da água. Diante do exposto, relacione as etapas do processo
investigativo às ações correlatas, numerando os parênteses
abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. definição de problemas;
2. levantamento, análise e representação;
3. comunicação;
4. intervenção. ( ) Desenvolvimento de ações de intervenção para
melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e
socioambiental.
( ) Associação das explicações e/ou modelos à
evolução histórica dos conhecimentos científicos
envolvidos.
( ) Consideração de contra-argumentos para rever
processos investigativos e conclusões.
( ) Análise das demandas, delineamento dos
problemas e planejamento das investigações.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 4, 3.
b) 3, 4, 2, 1.
c) 4, 2, 3, 1.
d) 1, 3, 2, 4.