Não há trabalho de coordenador que seja realizado na individualidade. É no coletivo que o coordenador encontra espaço para
a realização de suas funções. Fazer junto pode ser um dos grandes segredos da qualificação da atuação do coordenador pedagógico na atualidade.
(Placco, Souza, 2012, p. 12.)
A supervisão escolar é construída no dia a dia da escola. Isso ocorre quando o supervisor reconhece sua identidade como
profissional e consegue se ver desta maneira. Isso porque, segundo Dubar (1997), a imagem que o profissional faz de si interfere
sobremaneira em suas ações, as quais por sua vez, sustentam essa imagem como identidade profissional.
(Dubar apud Placco, Souza, 2012.)
Sobre os fragmentos expostos e, ainda, considerando que quando o Supervisor Pedagógico compreende seu papel e assume de
forma a ser líder no contexto pedagógico, ele estará apto para exercer sua função de articulador das ações pedagógicas, EXCETO
quando:
a) Propõe e coordena atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional dos professores.
b) Elabora e desenvolve o plano pedagógico-curricular e os planos de ensino e outras formas de avaliação institucional.
c) Responde por todas as atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola e pelo acompanhamento das atividades de
sala de aula, visando a níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa do processo de ensino e aprendizagem.
d) Coordena reuniões pedagógicas e entrevistas com professores visando promover inter-relação horizontal e vertical entre
disciplinas, estimulando a realização de projetos conjuntos entre professores, para diagnosticar problemas de ensino e
aprendizagem, adotar medidas pedagógicas preventivas, adequando conteúdos, metodologias e práticas avaliativas.