A teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia
e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Do
ponto de vista dos modelos de aquisição do conhecimento, os estudiosos apontam duas correntes principais: o “Empirismo”
e o “Racionalismo” e algumas teorias derivadas desses grupos. O precursor do “Racionalismo” foi René Descartes (1596-1650).
Trata-se da corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio e da aprendizagem não como uma operação
sensorial, mas sim como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões,
se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Sobre o exposto, analise as teorias a seguir.
I. Interacionismo : o desenvolvimento se dá na interação entre organismo e meio, e a aquisição de conhecimento é um
processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida.
II. Behaviorismo : teoria baseada em estímulo-resposta; indica que o comportamento humano é previsível. A aprendizagem
está relacionada à modificação do desempenho, ou seja, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições
estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.
III. Humanismo : seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom
currículo e sim o crescimento pessoal do aluno. Essa abordagem considera o aluno como pessoa e o ensino deve facilitar a
sua autorrealização, visando à aprendizagem que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora.
IV. Inatismo : parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para
o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e
crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas
e em sua forma final por ocasião do nascimento.
São consideradas teorias do Racionalismo o que se afirma apenas em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV