De acordo com Vasconcelos (2012), a educação escolar é um processo coletivo, sistemático e intencional de interação com a
realidade. Através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, que
colabora com a formação do educando em sua totalidade – consciência, caráter e cidadania, tem como mediação fundamental
os saberes que possibilitam a emancipação humana. Considerando que a temática da gestão da sala de aula emerge da busca de
sistematização do trabalho do professor, de compreender o que está implicado na atividade em sala de aula, relacione adequadamente as dimensões básicas indicadas a seguir às afirmativas dadas.
1. Relacionamento interpessoal.
2. Organização da coletividade.
3. Trabalho com o conhecimento.
( ) Refere-se ao clima de participação, de interação, de respeito, de comunicação em sala de aula; não há como propiciar a
apropriação do conhecimento e o enriquecimento da experiência pedagógica a partir, somente, daquilo que a escola está
oferecendo.
( ) Capacidade de o professor se aproximar mais intimamente, com maior cuidado e profundidade, diante de uma dificuldade
do aluno, seja em termos de aprendizagem ou de disciplina; é a capacidade de uma relação mais próxima; é a exigência da
relação significativa com um outro, o “olho no olho”, sujeitos em proximidade, o contato humano.
( ) Trata-se do processo de apropriação da herança cultural e construção crítica, criativa, significativa e duradoura da aprendizagem. É um dos aspectos centrais da educação escolar (e também de maior visibilidade), visto que a escola é uma instituição que permite, dentre outros fatores, a interação dos novos sujeitos com o conhecimento acumulado da humanidade, de
forma organizada e sistematizada.
A sequência está correta em
a) 1, 2, 3.
b) 2, 1, 3.
c) 2, 3, 1.
d) 3, 2, 1.