Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo,
para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao
contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à
verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda.
(Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir
sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam
que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação,
constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se
difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos
a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
a) É inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino. Nesta tendência, o aluno e o
professor não são o centro do ensino e sim as técnicas. O professor é o instrutor destas técnicas e os alunos são preparados
para serem produtivos.
b) Está embasada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser passivo, atribuindo um caráter dogmático aos
conteúdos de ensino e percebendo o professor como figura principal do processo ensino-aprendizagem. Na avaliação do
aprendizado utilizam-se provas e arguições apenas para classificar o aluno.
c) Centra-se na preocupação de como facilitar o processo ensino-aprendizagem de forma a possibilitar ao aluno uma
participação ativa nesse processo, respeitando suas características, seus interesses, seus sentimentos, para que a escola seja
um local prazeroso e que retrate a vida da maneira mais fidedigna possível.
d) Tem como objeto de estudo o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e
aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade. A didática tem como objetivo a direção do processo
de ensinar, tendo em vistas finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as condições e meios formativos; tal direção, entretanto,
converge para promover a autoatividade dos alunos e a aprendizagem.