Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais no dia
a dia da Educação Infantil. Entretanto, alguns estudos
mostram que as brincadeiras infantis são mais do que
meros passatempos da infância; são, sobretudo, meios
de a criança se desenvolver e construir significações
culturais e sociais importantes. A respeito da utilização da ludicidade nas práticas
pedagógicas da Educação Infantil, analise os itens a
seguir:
I. A dimensão lúdica é própria da humanidade;
acontece voluntariamente dialogando com a cultura,
que impulsiona e contribui para a evolução social,
como aponta Huizinga (1993) quando diz que a
sociedade humana sempre contou com o jogo em seu
processo de evolução.
II. A utilização do termo ludicidade na Educação
Infantil tem origem da palavra latina “ludus”, que
significa jogo. Nessa perspectiva, hipoteticamente,
considera-se que na educação, “ludicidade” tem um
sentido mais amplo e está associado ao modo de
aprender e se desenvolver na infância.
III. Para Vygotsky (1998), compreender os meandros que
perpassam as brincadeiras infantis é fundamental
para compreender o próprio desenvolvimento da
criança. Portanto, faz-se necessário elucidar a
importância de contemplar as atividades lúdicas nas
escolas, visando estabelecer um vínculo entre o
brincar, o desenvolvimento infantil e a
aprendizagem.
IV. Kishimoto (1993), baseada em ideias de Claparéde
(1873-1940), aponta que todos os jogos são
essencialmente educativos, na medida em que,
através de atividades lúdicas, é possível promover
aprendizagens - não só relacionadas a fins cognitivos,
mas também relativos a aspectos motores, sociais,
emocionais, proporcionando desenvolvimento sadio e
integral.
Estão CORRETOS:
a) I, II, III, IV.
b) I, II, III, apenas.
c) I, II, IV, apenas.
d) II, III, IV, apenas.
e) I, II, apenas.