O Brasil, nos moldes do antigo sistema colonial, tornou-se progressivamente o mais importante território de expansão e interesse
ultramarino na Coroa portuguesa, apesar do desinteresse inicial sobre essas terras, dado entre tantos fatores pela ausência de
metais preciosos e pelo expressivo e intenso comércio com as rotas orientais. Longos, pesados e desafiadores anos de exploração
que alcançam, integralmente, dos primórdios do processo civilizador ao pretenso objetivo de construção de uma cultura nacional.
Os grupos indígenas do Brasil Colônia contavam com quase três milhões de habitantes espalhados em todo o território. As primeiras
vilas surgiram no litoral, assim como os primeiros portos e a vida comercial baseada numa cultura de exploração do pau-brasil e
especiarias, posteriormente, a cana-de-açúcar. Esta descrição do Brasil Colônia comporta um período educacional sobre o qual é
correto afirmar:
a) Padre José de Anchieta fundou o Colégio São Paulo na então Vila de Piratininga e que marca o início da cidade de São Paulo. Nessa cidade desenvolveu o trabalho junto aos índios com a catequese e estudo da língua tupi.
b) Os jesuítas concebem no Brasil um plano educacional eficaz no qual constituem escolas primárias (com o ensino de gramática para os índios e filhos de colonos), as escolas secundárias (destinadas aos filhos dos colonos para o estudo das humanidades), mas não se dedicaram às escolas superiores.
c) Quando os jesuítas foram expulsos de Portugal, e, portanto, de suas colônias, tínhamos em nosso país mais de cem estabelecimentos de ensino, considerando os colégios, as residências, as missões, os seminários e as escolas de “ler e escrever”, sob a administração direta dos jesuítas.
d) O regime colonial foi marcado por uma época em que se instituiu o ensino por meio dos padres jesuítas, estando circunscrita em três fases: a de predomínio jesuíta; as reformas pombalinas com a expulsão dos jesuítas do Brasil e Portugal (1859); e, o estabelecimento da família real no Brasil, tendo D. Pedro I como príncipe regente (1808-1821).