As teorias de desenvolvimento são fundamentais para a educação, fornecendo um arcabouço conceitual para compreender as diferentes etapas do crescimento infantil. Essas teorias orientam práticas pedagógicas, ajudando os educadores a adaptarem abordagens e
estratégias de ensino conforme as necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento. Leia a situação a seguir em que um
professor se depara com a aplicação de uma destas teorias: No início do ano letivo, uma turma de 1º ano do ensino fundamental recebe
alunos com diferentes níveis de desenvolvimento emocional e social. Considerando os princípios da teoria de Wallon , o professor
enfrenta o desafio de criar um ambiente acolhedor e promover o desenvolvimento integral de cada criança. O professor, ao aplicar os
conceitos desta teoria, identifica algumas estratégias para favorecer o desenvolvimento; analise-as.
I. Durante as atividades em sala de aula, o professor estimula a expressão emocional dos alunos, incentivando-os a compartilhar sentimentos, experiências e desenvolver a consciência emocional.
II. O professor propõe atividades abstratas que demandam raciocínio lógico-operatório; dessa forma, ele ajuda os alunos a superarem as limitações cognitivas do estágio sensório-motor característico desta fase escolar.
III. Para evitar conflitos, o professor separa os alunos em grupos homogêneos, acreditando que isso facilitará o aprendizado, mesmo
que as relações interpessoais sejam limitadas.
IV. O professor implementa dinâmicas de grupo que promovem a cooperação e interação entre os alunos, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais.
V. O professor promove jogos e brincadeiras que estimulam a integralidade do desenvolvimento em uma abordagem holística,
cujas dimensões emocionais, cognitivas e sociais estão interligadas e influenciam-se reciprocamente.
Expressam práticas adequadas e fundamentadas nas contribuições de Henri Wallon para a educação, o que se afirma apenas
em
a) I e V.
b) I, II e III.
c) I, IV e V.
d) III, IV e V.