Leia, com atenção, o excerto abaixo:
“O projeto não é algo que é construído e em
seguida arquivado ou encaminhado às autoridades
educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em
todos os momentos, por todos os envolvidos com
o processo educativo da escola. O projeto busca
um rumo, uma direção. É uma ação intencional,
com um sentido explícito, com um compromisso
definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político
por estar intimamente articulado ao compromissosociopolítico com os interesses reais e coletivos
da população majoritária. É político no sentido de
compromisso com a formação do cidadão para um
tipo de sociedade.” (Veiga, 2011, p. 12-13)
Ao abordar a construção do projeto político
pedagógico da escola, Veiga destaca sete elementos básicos coerentes com os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e
valorização do magistério. Entre eles:
a) o tempo escolar, que segmenta o dia letivo,
ocasionando a valorização dos saberes historicamente construídos pela humanidade.
b) o currículo, que organiza o conhecimento
escolar, permitindo que os conteúdos sejam
abordados em diferentes contextos de forma
padronizada.
c) a avaliação, que parte da necessidade de se
conhecer a realidade da escola, delegando a
cada docente a avaliação diagnóstica de sua
disciplina.
d) as finalidades, que se referem aos efeitos intencionalmente pretendidos, enfatizando a
responsabilidade de todos na criação de uma
identidade da escola.