Leia os textos abaixo:
Texto 1 “No que diz respeito à educação básica de jovens e adultos no Brasil, pode-se afirmar que predominam iniciativas individuais ou de grupos isolados, acarretando descontinuidades, contradições
e descaso dos órgãos responsáveis (Moura, 2005).
Por outro lado, a cada dia, aumenta a demanda
social por políticas públicas perenes nessa esfera.
Tais políticas devem pautar o desenvolvimento de
ações baseadas em princípios epistemológicos que
resultem em um corpo teórico bem estabelecido
e que respeite as dimensões sociais, econômicas,
culturais, cognitivas e afetivas do jovem e do adulto em situação de aprendizagem escolar (Cabello,
1998).” (Moura e Henrique, 2012, p. 115).
Texto 2
A história da educação de jovens e adultos no
Brasil é marcada pela luta de diferentes segmentos
sociais pela construção de políticas públicas eficazes e específicas para essa modalidade de ensino.
No âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA foi instituído em 2005 para que as
instituições federais de educação profissional ofertassem cursos de formação inicial e continuada de
trabalhadores e cursos técnicos de nível médio para
a população jovem e adulta. (IFSP, 2024)
Após a leitura dos textos, analisando o que indicam os autores, entre os desafios enfrentados pelo
PROEJA, destaca-se:
a) a dupla finalidade de erradicar o analfabetismo
crescente entre jovens e adultos junto à preparação dessa população ao mercado de trabalho.
b) o crescimento da população idosa entre o público escolar do PROEJA e as necessidades
de adaptação curricular e de acessibilidade.
c) a alta taxa de evasão da população da educação de jovens e adultos somada à falta de uma
concepção compensatória para a modalidade.
d) a falta de processos sistemáticos de formação continuada dos docentes acrescido à ausência de materiais didáticos adequados.