Questões Pedagogia

A avaliação tem sido considerada um processo bem mais complexo do que apenas atribuir n...

Responda: A avaliação tem sido considerada um processo bem mais complexo do que apenas atribuir notas a partir de um teste ou uma prova ou pontuar erros e acertos dos estudantes. Ela é vista tanto como instr...


Q905800 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação tem sido considerada um processo bem mais complexo do que apenas atribuir notas a partir de um teste ou uma prova ou pontuar erros e acertos dos estudantes. Ela é vista tanto como instrumento que acompanha a construção do conhecimento, como meio para orientar e direcionar os processos de ensino. Dessa forma, a avaliação assume diferentes funções:

I. Avaliação para a aprendizagem, com caráter pedagógico e processual, que acompanha o processo de construção das aprendizagens.
II. Avaliação que visa sintetizar a aprendizagem, essencialmente retrospectiva, que assume também caráter prospectivo.
III. Avaliação para levantar conhecimentos prévios dos estudantes, suas dificuldades e pontos fortes.

Em sequência, as avaliações I, II e III são denominadas
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.