“A maior parte dos que primeiro filosofaram pensaram que os princípios de todas as coisas
fossem apenas materiais. Com efeito, afirmam que aquilo de que todos os seres são
constituídos e aquilo de que derivam originalmente e em que terminam por último, é elemento
e é princípio dos seres, enquanto é uma realidade que permanece idêntica mesmo com a
transmutação de suas afecções. E, por esta razão, creem que nada se gere e que nada se
destrua, pois tal realidade sempre se conserva.”
Fonte: Aristóteles, Metafísica , livro I, 3. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga.
Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023. A Filosofia Pré-socrática é marcada, dentre outras características, pela busca por se
compreender o que fosse(m) o(s) princípio(s) gerador(es) de todas as coisas e como dele(s)
derivam as coisas. Base de toda Filosofia Ocidental, marque a alternativa CORRETA , sobre a
Filosofia Pré-socrática:
a) O Pitagorismo acolhia elementos religiosos do Orfismo, e de tal modo eram as crenças dessa
Escola, que não se pode dizer que a doutrina por eles apresentada se tratava de uma Filosofia.
O Pitagorismo é, em si, mais mitologia do que Filosofia, não havendo nem mesmo uma teoria
de princípio gerador.
b) Para Tales de Mileto, o arché era a água. Para Anaximandro, o arché era a terra. Para Anaxímenes, o arché era o ar.
c) Parmênides possui uma postura inovadora e revolucionária, uma vez que a doutrina filosófica da Cosmologia é de tal modo abalada, do ponto de vista conceitual, que se transforma em uma Ontologia.
d) Anaxágoras acreditava que o fogo era o princípio fundamental, e considerou todas as coisas como transformações do fogo. Era evidente porque Anaxágoras atribuiu ao fogo a natureza de todas as coisas: o fogo estava em constante mudança e em busca de harmonia.
e) A deusa do poema de Parmênides indicava três vias (elementos da doutrina do eleata), a saber: a da verdade absoluta; a das opiniões falazes que conduzem ao erro; e o caminho do Ser Absoluto e Imutável.