Freire (1996, p. 14) nos diz que: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no
corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, (re)procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago
e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que
ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Considerando a pesquisa na prática da docência na educação
básica, analise as afirmativas a seguir. I. Desenvolvimento Profissional Contínuo : engajar-se em pesquisa promove o desenvolvimento profissional contínuo do docente, incentivando-o a buscar aprendizado constante e aprimoramento de suas habilidades.
II. Atualização e Inovação Pedagógica : a pesquisa permite ao professor estar atualizado com as últimas teorias, metodologias
e práticas educacionais. Isso é crucial em um mundo em constante mudança, onde novas descobertas e abordagens estão
sempre surgindo.
III. Estímulo à Curiosidade e ao Pensamento Crítico : ao se envolver em pesquisas, os docentes modelam habilidades de pensamento crítico para seus alunos. Mostram como elaborar perguntas, investigar respostas e analisar informações, incentivando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e ativos.
IV. Manutenção do modelo da racionalidade técnica : o docente deve ser um técnico que mantém conhecimentos e desenvolve
competências e atitudes adequadas para intervenção prática, apoiando-se no conhecimento que os cientistas básicos e
aplicados elaboram; entretanto, não necessita chegar ao conhecimento científico, mas é necessário dominar as rotinas de
intervenção técnica que se derivam.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.