No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Assim, até o início da década de 70, a Educação Física sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica, de interesses militares e acompanhou as mudanças no próprio pensamento pedagógico. Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, num segundo período, final da década de 70, início da década de 80, surgem novas abordagens e tendências na Educação Física Escolar. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas (PCN). Nesse sentido, marque a alternativa que consta somente as abordagens a partir do segundo período da Educação Física no Brasil.
a) Abordagem psicomotora / Abordagem construtivista / Abordagem pedagogicista / Abordagem desenvolvimentista.
b) Abordagens críticas / Abordagem construtivista / Abordagem psicomotora / Abordagem desenvolvimentista.
c) Abordagens críticas / Abordagem psicomotora / Abordagem higienista / Abordagem competitivista.
d) Abordagem militarista / Abordagem construtivista / Abordagem desenvolvimentista / Abordagem pedagogicista.