Os jogos de lutas são uma oportunidade para que os estudantes vivenciem algumas características gerais das lutas corporais como: enfrentamento físico direto, regras, oposição entre indivíduos, objetivo centrado no corpo da outra pessoa, ações simultâneas e imprevisibilidade. A dinâmica dos Jogos de lutas, sobretudo a ludicidade, podem favorecer a sua inclusão das lutas na Educação Física escolar.
inclusão das lutas na Educação Física escolar. Numa proposta prática numa aula de Educação Física, é possível trabalhar com alguns tipos de jogos de lutas: jogos de luta para desequilibrar; jogos de luta de rapidez e atenção; jogos de luta de conquista de território; jogos de luta de conquista de objetos.
Nesse sentido, relacione a primeira coluna (jogo de luta) com a segunda (seu objetivo).
a- Jogos de luta para desequilibrar;
b- Jogos de luta de rapidez e atenção;
c- Jogos de luta de conquista de território;
d- Jogos de luta de conquista de objetos.
( ) Jogos em que o objetivo está centrado na oposição através de ações que superem o oponente através da velocidade de reação.
( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate interposto por um determinado material.
( ) Nestes jogos o objetivo é impor-se fisicamente ao oponente, deslocando para fora de um determinado espaço ou permanecendo dentro de um espaço por meio da oposição física.
( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate por meio de ações que visam o desequilíbrio do oponente e simultaneamente a manutenção do próprio equilíbrio.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) b, d, c, a.
b) b, d, a, c.
c) a, c, d, b.
d) d, b, c, a.